top of page
Buscar

O que é a psicoterapia infantil?

A psicoterapia infantil é a terapia realizada com crianças e adolescentes. Durante o processo psicoterapêutico as angústias, inseguranças e medos dos pacientes são acolhidos e a psicóloga utiliza técnicas adaptadas a cada faixa etária.


Com crianças deve-se adaptar as atividades e técnicas ao que a criança gosta, utilizar linguagem adequada e instruções de acordo com a idade. Já com os adolescentes, é necessário adaptar-se ao que eles gostam, utilizar jogos de lógica, estratégia e cuidar para não infantilizar demais, tanto nos jogos, quanto na comunicação.


Durante a psicoterapia, a psicóloga auxilia na expressão e compreensão das emoções das crianças e adolescentes e trabalha de forma a modificar suas crenças e comportamentos. Já com os pais, a psicóloga auxilia que compreendam o que mantém o comportamento da criança e o que pode ser feito para modificar.


Na psicoterapia infantil, os pais devem estar disponíveis para ir à sessão, tirar suas dúvidas, relatar as mudanças (ou a falta delas) e receber orientações. Sem esse momento, é muito difícil que a criança apresente melhora no comportamento.


Os pais também são responsáveis pelo tratamento, pois a criança passa a maior parte do seu tempo em casa. Por isso, receber orientações de como agir, do que evitar fazer, de como orientar a criança, reforçar alguns comportamentos, auxilia que o tratamento flua e que os benefícios sejam percebidos pelos pais e pela criança.


Na primeira sessão de psicoterapia, define-se o contrato de trabalho e a psicóloga realiza a entrevista inicial para coletar informações sobre a queixa, a história da criança e a dinâmica familiar. Após os dados coletados, as próximas sessões são realizadas somente com a criança, para que se possa estabelecer o vínculo. Todo o processo psicoterapêutico com a criança e o adolescente utiliza-se materiais lúdicos, como jogos, massinhas, papeis, lápis de colorir, bonecos, livros.




Criança colorindo um desenho e mulher segurando lápis de cor olhando para o desenho que a criança está pintando


Comments


bottom of page