top of page
  • Quais são os sinais de que meu filho pode precisar de terapia?
    Se você perceber alguma mudança no comportamento da criança ou adolescente, como no humor, na alimentação, no sono, falta de vontade de brincar ou se envolver em atividades de lazer, dificuldades na socialização com outras crianças/adolescentes ou com os pais e outros familiares, mudanças no desempenho escolar. E também é importante buscar ajuda quando a própria criança ou adolescente relatar sobre medos ou outras dificuldades que esteja enfrentando e que trazem desconforto ou incômodo.
  • Qual é a diferença entre terapia infantil e terapia para adultos?
    A terapia com a criança ou com o adulto podem ter objetivos semelhantes visando a melhora dos sintomas e a resolução dos problemas levantados, no entanto, a forma como esse caminho terapêutico será percorrido, é diferente. Com o adulto há predominância de intervenções verbais (conversas), em que o paciente relata situações, reflete sobre elas e busca realizar mudanças comportamentais e de pensamento em seu dia a dia. Com a criança, além das conversas, também são utilizados recursos lúdicos, como livros, brinquedos, personagens, jogos, cartas, histórias, que servem para explicar e ensinar como modificar os pensamentos e comportamentos, de forma que seja divertido para a criança e com uma linguagem acessível a ela.
  • Como a terapia infantil pode ajudar meu filho(a)?
    Eu trabalho a partir dos problemas que são levantados com os pais e com a criança ou adolescente, dessa forma, trabalhamos aquilo que deve ser modificado para que a criança se sinta melhor e possa ter um desenvolvimento mais saudável. A terapia infantil pode ajudar seu(sua) filho(a) a compreender, identificar e lidar com as emoções, desenvolver relacionamentos saudáveis com seus colegas, professores e familiares, resolver problemas do dia a dia, promover comportamento assertivo e fortalecer a autoestima.
  • A partir de que idade a criança pode fazer terapia?
    Geralmente, as crianças conseguem compreender instruções e se expressar a partir dos 3 anos, embora não seja uma regra, pois o desenvolvimento infantil difere de um indivíduo para outro. Se você tiver dúvidas se o seu filho ou filha já pode fazer terapia, converse com a psicóloga e agende uma avaliação. Para fazer terapia, é importante que a criança compreenda instruções simples, por isso, nem sempre crianças muito pequenas terão benefícios ao comparecer à sessão. Nesses casos, os pais podem ir à terapia para modificar alguns de seus comportamentos, e assim, gerar mudança no comportamento da criança.
  • Por que os pais devem ir à primeira sessão de psicoterapia infantil?
    A primeira sessão é muito importante para o processo psicoterapêutico. É quando se realiza o contrato do serviço a ser realizado, firma-se o valor e a forma de pagamento. Nesse momento, os pais também relatam a principal queixa e podem tirar suas dúvidas sobre o processo.
  • Qual é o valor da sessão?
    O Conselho de Ética da Psicologia não permite que psicólogos divulguem o valor dos atendimentos ao promover publicamente seus serviços. Para saber o valor da sessão, você pode me enviar uma mensagem no Whatsapp que te passo todas as informações😊
  • Quanto tempo dura uma sessão de terapia infantil?
    Eu trabalho com uma sessão por semana com cerca de 50 minutos cada.
  • Em quanto tempo meu filho(a) terá alta da terapia?
    Entendo que os pais queiram se programar para manter o compromisso com a psicóloga e com a criança/adolescente, e muitas vezes, é necessária uma organização financeira. No entanto, não é possível definir o tempo de duração da terapia, pois cada processo é único e depende da avaliação realizada, isto é, dos problemas levantados, e do envolvimento e disposição para mudança no comportamento dos pais e da própria criança ou adolescente.
  • Psicólogos podem receitar medicação?
    Não. Receitar medicação não é uma atividade profissional de psicólogos, conforme o Conselho Federal de Psicologia (CFP). A psicóloga pode indicar e fornecer o encaminhamento para os pais levarem a criança ou adolescente para avaliação médica, se houver necessidade. Os pais também podem, espontaneamente, levar a criança ou adolescente ao médico, se assim sentirem necessidade.
  • Tenho menos de 18 anos, posso fazer terapia sem meus pais saberem?"
    Não. Se você tem menos de 18 anos, os seus pais ou responsáveis precisam comparecer à primeira sessão para assinar o termo de consentimento.
bottom of page