top of page
Buscar

Crianças e redes sociais

A forma de se relacionar mudou muito nos últimos anos. Com a internet, ter contato com quem está longe ficou muito mais fácil, chamadas de vídeo, fotos e mensagens instantâneas ajudam a “matar a saudade”.



As crianças e o adolescentes, que já nascem super conectados, utilizam suas próprias redes sociais ou de algum familiar próximo, como a mãe, pai ou irmãos, para acessar conteúdos que são de seu interesse. Nesse momento, os pais precisam estar atentos ao que as crianças e adolescentes consomem na internet, a fim de ajudá-los a filtrar tantas informações.


Como ainda estão em desenvolvimento, essas crianças e adolescentes precisam aprender a desenvolver o pensamento crítico quanto ao que assistem. Sem a visão crítica sobre os conteúdos, esse público pode ter seu humor e sua autoimagem afetados e receber diversas influências sobre seus comportamentos, inclusive modificar suas crenças sobre si e sobre o mundo.


Com o pensamento crítico, as pessoas se tornam mais conscientes e não aceitam tudo o que veem como uma verdade, elas se questionam e contextualizam as situações. Para crianças e adolescentes, essa forma de pensar ainda está se desenvolvendo e pra isso é necessário treino e experiência. Assim, é fundamental que os adultos supervisionem o uso dessas redes sociais.


Para ajudar a desenvolver o pensamento crítico, os pais devem incentivar a leitura, o questionamento e a argumentação, se mostrarem disponíveis a ouvir e orientar quando as dúvidas surgirem.



bottom of page