top of page
Buscar

Quando procurar uma psicóloga?

Você está vivendo a sua vida com a família, com seus filhos e se depara com uma situação complicada em que precisa de ajuda para passar por ela. Às vezes os próprios pais percebem o "problema", outras vezes é o relato da escola que traz uma preocupação, em outras pode ser o relato da própria criança ou adolescente.


Então, os pais buscam uma psicóloga que possa ajudá-los. É comum que essa busca aconteça quando já não sabem mais o que fazer com o problema que está acontecendo, se veem sem ideias para resolvê-lo, não veem mudanças depois das orientações que deram à criança ou atitudes que tomaram para tentar resolver. Em outras situações mais delicadas, os próprios pais também estão passando por dificuldades e podem não conseguir oferecer o apoio emocional adequado para o filho ou filha, como em situações de luto e separação.



Mas como saber que há algo errado antes que a situação fique muito preocupante?


Primeiramente você deve manter uma relação mais próxima com o seu filho ou filha, perguntar como está se sentindo e ouvi-lo(a) com atenção, pois essa é uma forma de identificar que algo não está indo bem (ou que está indo bem) pelo próprio relato da criança. Você também pode perguntar sobre as atividades da escola e sobre os amigos.


Você deve observar as mudanças de comportamento, humor, alimentação, sono, cuidados com a higiene, o corpo, os brinquedos e materiais, observar se a criança tem interesse em realizar atividades prazerosas, como passeios, brincadeiras e estar com os amigos.


Você também pode conversar com a orientadora ou a professora da criança para entender como ela está na escola, como estão seus comportamentos e interesses, se brinca com as outras crianças, se tem amigos e se realiza as atividades propostas pela escola.


Se você perceber alguma mudança no comportamento ou humor da criança ou adolescente, investigue o que está acontecendo e busque atendimento psicológico antes que a situação se agrave. Caso você não consiga levantar os problemas, não se preocupe, pois a psicóloga também faz esse levantamento com os pais, com a criança ou adolescente, e se necessário, com a escola.


Lembre-se, a psicoterapia é um processo e a psicóloga precisa levantar os problemas por meio da avaliação inicial e depois disso é que os problemas serão trabalhados e esse processo de avaliação leva algumas semanas. É muito comum que os pais fiquem ansiosos por uma mudança rápida, por isso, busque atendimento assim que observar alguma dificuldade e evite maiores complicações.


Commentaires


bottom of page