É importante prestar atenção a alguns comportamentos das crianças, principalmente quando houver mudança de comportamento repentina.
Alguns exemplos de comportamentos que os pais devem observar são:
Quando houver sintomas físicos que não são explicados por doenças ou outras alterações no organismo.
Quando a criança apresentar timidez excessiva, dificuldade para fazer amigos, conversar com os familiares, brincar com outras crianças.
Quando a criança se recusar a comer, se provocar vômito ao ingerir algum alimento ou se comer mais do que o normal.
Se a criança apresentar agressividade e dificuldade para seguir as regras, se a criança costuma ser agressiva ao receber um “não”, por vezes agredindo fisicamente os pais, professores ou colegas.
Quando houver dificuldade de aprendizagem. O desenvolvimento de cada criança é diferente, umas levam mais tempo que outras para aprender. É importante verificar a dificuldade do seu filho em assimilar novos conteúdos e como ele faz para resolver problemas.
Quando houver agitação excessiva e falta de concentração, isso pode indicar um transtorno mental ou estarem ligadas ao sofrimento psicológico.
Se a criança apresentar manias ou tiques, como roer unhas, piscar muitas vezes ou ter contrações repetitivas, involuntárias e rápidas de músculos.
Medos excessivos podem estar associados à insegurança e crenças distorcidas que podem trazer impacto negativo ao desenvolvimento e à saúde da criança.
Mudanças súbitas de humor, principalmente se ocorrem situações de descontrole com frequência e não estão associadas a uma necessidade fisiológica (ex.: dormir, comer), esse pode ser um indicativo de algum problema que esteja afetando a criança.
Os pais devem ficar atentos e se tiverem dúvidas, devem buscar ajuda profissional.
Comments